quarta-feira, 4 de junho de 2014

Frutas e papinhas – o mundo mágico da cozinha

Cozinhar! Ah... cozinhar é a melhor coisa do mundo! Lembro quando comecei me aventurar na cozinha, por volta dos 12 anos, o primeiro arroz que fiz. Uma panelada, pra um batalhão imaginário, que meu pai comeu, juntamente com um bife beeeeeeemmmmmm passado e me dizia, com aquele olhar de pai carinhoso “que estava uma delícia”, tudo para não me decepcionar.

Ao longo dos anos fui aprimorando receitas da minha mãe, pesquisando em livros que ela tinha guardado e depois, com o advento da tecnologia, me aventuro nas páginas da internet, garimpando novidades, principalmente, doces, minha perdição.

Só que daí, surge o grande desafio da minha vida culinarística: papinhas para Angelina!

Como montar uma alimentação saudável, para um bebê, partindo do princípio que os pais ma-le-má colocam uma folha de alface e uma rodela de tomate na boca?

Durante a gestação fui tentando adquirir hábitos mais saudáveis, comendo beterrada, cenoura, couve e brócolis. Sou mais fã – se posso assim dizer – dos legumes/verduras cozidos do que crus. Como não podia ser diferente, após ouvir o pediatra dizer que já poderia iniciar com as papinhas, fui pesquisar as combinações saudáveis e gostosas que eu poderia montar para a minha pequena.

Eis que no finalzinho dos cinco meses para seis, introduzimos as frutas e sucos na alimentação da Angelina. Laranja foi bem aceito de cara. Beterraba com laranja e cenoura foi a primeira combinação. A princípio a careta, mas depois mandou ver numa boa mais de 150 ml. Isso empolgou a mãe e o pai a fazerem mais combinações. Testamos melão com abacaxi. A princípio ela gostou, mas depois não quis mais saber. Laranja com acerola também não rolou. Mas, queremos oferecer de novo, por que as últimas laranjas que a gente achou, estavam muito azedas.


Dizem que pra saber se uma criança na idade da Angelina, gosta de determinado alimento ou não, você deve oferecer, no mínimo, 20 vezes. Logo, eu tento novamente a mistura. Quanto as frutas, ela curte muito banana e mamão. Banana de qualquer tipo! Pera, primeiro ela gostou. Depois desgostou. Aí não quis mais saber. No último fim de semana ofereci e ela devorou uma pera inteira. Vai entender...



Voltando para as papinhas. Seguindo uma das coisas que o pediatra disse, que tem que ter um alimento de cima e outro debaixo da terra, ou dois de cada, nossas combinações, normalmente, tem:
Inhame;
Carne;
Fígado de boi;
Brócolis;
Cenoura;
Cabotiá;
Couve;
Mandioquinha salsa
Cará;
Couve flor;
Abobrinha;
Beterraba;
Batata doce.

Tudo refogado com azeite, cebola, alho e, algumas vezes, gengibre. Em seguida passamos pelo liquidificador. No início, batíamos bem, pra virar papa mesmo. Agora, já deixamos os pedacinhos pra ela mastigar.


Me sinto orgulhosa quando as professoras dela dizem, que a papinha dela é cheirosa e que ela come tudo. Fico me achando a mãe-gourmet rsrs

Como não tenho tempo para cozinhar todos os dias, a gente faz no sábado a tarde, por que de manhã é dia de feira ou então de ir ao sacolão dos nossos amigos Leandro e Anne. Cozinhamos todos os alimentos, fazemos as combinações, batemos e dividimos em potinhos. Enquanto eu vou refogando, falo pro Arthur o que é, ele faz as etiquetas com a legenda, para colocarmos nos potinhos e congelamos.


Fazemos cerca de 12 potinhos. Mando pra escola dois por dia (almoço e janta), além de dois potinhos de suco (a Angelina agora está “tarada” por manga e melão. Então, mando um pote de cada, para depois do almoço e para depois da janta).

Ela está fazendo 8 meses agora. Nossa intenção é inserir feijão nas papinhas e outros grãos também. Outros legumes, outras verduras, outras idéias. Quem tiver, é só mandar ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário