quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Xixi no potinho

Sempre quando vou ao médico e eles me pedem exames, pergunto se tem como trocar o de urina por mais algum de sangue. Desde sempre, nunca gostei daquele potinho.

De uns tempos pra cá, o potinho vem diminuindo e ficando mais difícil acertar o xixi dentro dele.

Você chega ao laboratório, tensa, por que terá que ser furada para colher o sangue. No meu caso que tenho pavor de agulha, a coisa é um pouco pior. Pressão cai, choro, tremo, um horror! Aí a enfermeira, por que também fica nervosa com a situação, não pega a veia direito ou de uma vez. Aí coloca o escalpe em outro braço, aí procura a veia. Aí começa tudo de novo.

Durante a gestação, todo mês praticamente tinha exame de sangue, quando não era por conta da gestação, era por conta da artrite. No começo da gravidez tinha exame de xixi também. Mas não tinha tanta barriga, ou melhor, tinha a barriga de gorda e não de grávida, aí ficava um pouco “mais fácil”.

Com os meses, a coisa foi complicando. Algumas vezes, admito, deixei de fazer. A moça do laboratório dizia “minha linda, precisa fazer” e eu respondia “querida, não rola”.

Juro pra vocês, nessas horas eu queria ser menino. Eu queria poder mirar dentro daquele potinho e fazer xixi. E vê-lo enchendo e fazendo espuminha do lado, como milk shake saindo da máquina e enchendo o copo. Não sei se os meninos precisam fazer “higiene” antes de mijar no potinho. Alguém sabe?

A enfermeira olha pra você e diz: “você deve fazer a higiene. Se limpar com essa gaze e depois passar essa para secar. Aí você despreza o primeiro jato e colhe o restante”.

Oi? Despreza o primeiro jato? E quando tem que ser a primeira urina do dia. Aquela que você está segurando desde a hora que levantou da cama. Gente! É impossível segurar xixi estando grávida! Ainda mais com um barrigão de 7, 8 meses! Quem dirá então desprezar o primeiro jato. O que você quer é sentar e fazer xixi! Ouvir aquele “xuááááá” e se libertar do aperto.

Aí você senta no vaso. E tenta mirar o potinho na saída da periquita. Você que não está vendo nada por causa do barrigão, ouve o barulho do xixi caindo na água do vaso. Aí você coloca o potinho um pouco mais pra frente e sente o xixi molhando a sua mão. Atire a primeira pedra, aquela que nunca teve a mão molhada pelo próprio xixi!

Aí você segura o xixi de novo e metricamente vai tentando achar o local correto para posicionar o potinho. E finalmente consegue acertar. Só que daí, quase que o pote não chega a metade, pois enquanto você tentava acertar o buraco, você “desprezou” mais do que o jato inicial...

Toda sem jeito, coloca o potinho de lado, seca a periquita, se veste, lava as mãos, dá uma limpada no potinho por fora, dá a descarga, sai do banheiro com o sentimento de que poderia ter "sido melhor". Aí a enfermeira olha e diz; "mas só isso?" A vontade que tenho é de despejar todo o pouco xixi que consegui colocar dentro do potinho, na cabeça e no jaleco branco dela. Mas, me limito a dar um sorriso amarelo, tão quanto o xixi.

Não, não estou grávida. Voltei pra minha barriga de gorda. Resolvi deixar registrado aqui o meu problema com exames de urina, pois tive que fazer esses dias - por conta da artrite. Mas, continuo tendo dificuldades para fazer xixi no potinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário